Jornal Médico

Questionário CARAT mede controlo das doenças
DATA
29/12/2016 16:54:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Questionário CARAT mede controlo das doenças

O preenchimento dos questionários CARAT e CARATkids permite ao doente avaliar o grau de controlo da sua doença (asma e rinite alérgica), quer no adulto, quer na criança, representando uma orientação importante na atividade dos profissionais de saúde.

O “Controlo da Asma e Rinite Alérgica Teste” CARAT é um questionário de autopreenchimento para avaliação do grau de controlo da asma e da rinite alérgica. As fases iniciais de desenvolvimento e validação deste questionário originaram vários artigos científicos publicados em revistas internacionais. Mais de 100 médicos portugueses e várias centenas de doentes participaram ativamente no desenvolvimento do CARAT, quer na sua versão para adultos, quer na sua versão pediátrica (CARATkids).
Como asmático pode utilizar livremente os questionários, mas estes encontram-se protegidos por direitos de autor para prevenir que sofram alterações não autorizadas. O seu uso individual (por exemplo, no apoio à avaliação clínica durante a consulta médica) é livre, não requerendo autorização. Para a utilização do questionário por grupos de investigação, para agregação de dados de diferentes doentes, é necessário comunicar ao grupo CARAT. Instituições com fins lucrativos ou o uso do questionário para fins comerciais requerem uma autorização caso a caso do grupo CARAT.
O CARAT Collaboration network serve de suporte ao projeto CARAT, permitindo o desenvolvimento de versões em outras línguas e apoiando projetos de investigação clínica relacionados com asma e rinite alérgica. A tradução e adaptação cultural do questionário CARAT envolve, atualmente, investigadores de várias línguas.
A versão on-line do questionário CARAT promove a relação doente-médico, permitindo o seguimento mais objetivo da doença.

Mário Morais de Almeida,
pelo grupo CARAT.

Registe-se

news events box