Jornal Médico Grande Público

Luís Pisco já tem equipa!
DATA
21/04/2008 09:47:49
AUTOR
Jornal Médico
Luís Pisco já tem equipa!

Luís Pisco já apresentou à Ministra da Saúde, Ana Jorge, o pedido de nomeação da nova equipa de assessores que o irão apoiar na Missão Para os Cuidados de Saúde Primários

Luís Pisco já apresentou à Ministra da Saúde, Ana Jorge, o pedido de nomeação da nova equipa de assessores que o irão apoiar na Missão Para os Cuidados de Saúde Primários, estrutura criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 157/2005. Da anterior equipa nacional, mantém-se José Miguel Fragoeiro e Armando Brito de Sá. Vítor Ramos, Filipa Homem Christo, Francisco Gouveia, Rui Medon, Nunes de Sousa, José Moura Relvas, Pedro Pardal e José Marques Neves foram os nomes escolhidos para integrarem a Equipa Nacional. Já no que se refere às equipas regionais de Apoio, são substituídas apenas as da ARS Norte e a da Centro. À frente da primeira, ficará Rui Medon. No Centro, será Maria Augusta Mota Faria a assumir a coordenação da equipa de apoio à implementação da reforma dos CSP.

A nova equipa da MCSP, liderada por Luís Pisco, terá, como principais tarefas, para além da implementação do Modelo B das USF, a implementação das unidades funcionais e do modelo de Governação Clínica dos agrupamentos de centros de Saúde (ACES), bem como as estruturas de suporte dos ACES. Caber-lhe-á, ainda, o acompanhamento do processo de extinção das Sub-regiões de Saúde. Para o desenvolvimento destas missões, a equipa contará, como até aqui, com o apoio, ao nível de consultoria externa, da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), da Unidade de Sistemas de Saúde do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e ainda do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. 

Equipa Nacional

Coordenação Geral
Luís Pisco

Área jurídica e administração interna da MCSP
José Miguel Fragoeiro
Licenciado em Direito e Inspector Superior Principal da Inspecção-Geral da Saúde. Foi Secretário Nacional Adjunto do Secretariado Nacional de Reabilitação, no Ministério do Emprego e da Segurança Social (1992 a 1996), Director-Adjunto do Departamento de Gestão de Recursos Educativos, Subdirector-Geral da Direcção Geral da Administração Educativa e Secretário-Geral Adjunto no Ministério da Educação (1998-2005). Integra a MCSP desde Outubro de 2005.

Governação clínica e formação
Armando Brito de Sá
Especialista em Medicina Geral e Familiar, mestre em Gestão em Saúde e doutor em Clínica Geral e Medicina Comunitária. Actualmente, é professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi até 2007, presidente da Associação de Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar. Integra a equipa da USF Rodrigues Miguéis. Foi Nomeado para a MCSP em Outubro de 2005.

Implementação dos ACES
Francisco Manuel Fernandes de Gouveia
Chefe de Serviço de Medicina Familiar do Centro de Saúde do Barreiro. Possui um Mestrado de Gestão da Faculdade de Medicina de Lisboa. Actualmente desempenha o cargo de director dos Centros de Saúde de Barreiro, Quinta da Lomba, Baixa da Banheira, Moita, Montijo e Alcochete. Anteriormente, foi director do Centro de Saúde do Barreiro, umas das unidades de saúde que, a nível nacional, integrou o Projecto Centros de Saúde de Terceira Geração.

Implementação das USF
José António Nunes de Sousa
Licenciado em Medicina e Especialista em Medicina Geral e Familiar. É Director do Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, cargo para que foi nomeado em 2004. É membro da Rede Médicos Sentinela. Integra a equipa da Unidade de Saúde Familiar Famílias, do Centro de Saúde de Santa Maria da Feira.

Comunicação e planeamento estratégico
Vítor Manuel Borges Ramos
É especialista em Medicina Geral e Familiar, e integra a equipa médica da USF Marginal, do Centro de Saúde de Cascais. Professor convidado da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, foi um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral e da Revista Portuguesa de Clínica Geral.

Inovação e Qualidade
Maria Filipa da Silva Graça Homem Christo
Especialista em Medicina Geral e Familiar. Foi Assessora Técnica para área da Qualidade do Instituto da Qualidade em Saúde desde o início deste instituto, em Abril 1999, onde coordenou o projecto dos manuais da qualidade para a organização do atendimento dos utentes. Entre 1992 e 1997 desempenhou o cargo de Vice-presidente da Associação Portuguesa para Qualidade, onde também assumiu a direcção da Revista Qualidade. Na área da imprensa especializada foi também Directora da revista Qualidade em Saúde, do IQS.

Tecnologias de informação e comunicação
José Pedro Moura Relvas
Chefe de Serviço Clínica Geral. É especialista em Medicina Geral e Familiar, Médico de Família e coordenador da Unidade de Saúde Familiar Boa Nova, do Centro de Saúde de Arcozelo/Boa Nova. Tem sido um dos principais responsáveis pelo aperfeiçoamento, no terreno, da aplicação Sistema de Apoio ao Médico – SAM –, desenvolvida inicialmente pelo IGIF e posteriormente pela Administração Central do Sistema de Saúde.

Unidades funcionais e cuidados continuados integrados
José Pedro Tomé Pardal
Licenciado em Enfermagem desde 1989. É membro da USF Gama, de Torres Vedras. Integra o Observatório da Ordem dos Enfermeiros para os Cuidados de Saúde Primários. Neste momento, está a terminar a especialização em Enfermagem Comunitária e o Mestrado em Saúde Pública.

Recursos humanos e interface com profissões dos CSP
José Armando Marques Neves
Licenciado em Medicina, Chefe de Serviço de Saúde Pública. É coordenador do Internato Médico de Saúde Pública da Zona Centro. É presidente da Comissão Regional do Internato Médico da Zona Centro. Foi, até 31 de Março de 2007 Coordenador da Comissão Nacional Executiva da Reorganização dos Serviços de Saúde Pública, cargo para que foi nomeado em 31 de Março de 2006. É Autoridade de Saúde do Distrito de Viseu.

Equipa Regional de Apoio Norte
Rui Manuel Moreira Rocha Medon
É médico de família desde 1986. A partir de 2000 assumiu a coordenação do RRE de Ramalde. Em 2001, colaborou na auto-avaliação dos Regimes Remuneratórios Experimentais. Em Março de 2006 integrou a Equipa Regional de Apoio do Norte.

Equipa Regional de Apoio Centro
Maria Augusta Mota Faria
Especialista em Medicina Geral e Familiar e directora do Centro de Saúde da Lousã. Integra também a Equipa Coordenadora Local da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e é membro da Agência de Contratualização do Centro.

Equipa Regional de Apoio Algarve
Maria de Lurdes Teixeira Guerreiro
Assistente graduada de Clínica Geral do Centro de Saúde de Faro, de que foi directora. Nos últimos anos, assumiu a coordenação da Sub-região de Saúde de Faro.

Equipa Regional de Apoio Alentejo
Arquimínio José Godinho Simões Eliseu
Chefe de Serviço de Clínica Geral no Centro de Saúde de Évora, onde é orientador de Formação dos Internatos Médicos de Clínica Geral/Medicina Familiar e orientador de estágio de alunos da Faculdade de Medicina. Em 1994 foi Director dos Serviços de Saúde da Sub-região de Saúde de Évora e, entre 1994 e 2004, coordenador Sub-regional da Sub-região de Saúde daquela localidade.

Equipa Regional de Apoio ARSLVT
Maria Laura Prazeres Marques
Chefe de Serviço de Clínica Geral no Centro de Saúde da Reboleira. Possui uma pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade Católica. Entre 2004 e 2007 foi directora do Centro de Saúde da Reboleira. 

Saúde Pública

news events box

Mais lidas