Jornal Médico Grande Público

USF Santo André do Canidelo: Projecto SAGRIS prestes a começar
DATA
22/04/2009 04:14:57
AUTOR
Jornal Médico
USF Santo André do Canidelo: Projecto SAGRIS prestes a começar

No dia em que comemorou o seu primeiro aniversário (7 de Abril), a USF Santo André do Canidelo abriu as portas a todas as pessoas interessadas em conhecer como se trabalha na unidade

 

No dia em que comemorou o seu primeiro aniversário (7 de Abril), a USF Santo André do Canidelo abriu as portas a todas as pessoas interessadas em conhecer como se trabalha na unidade. Ao fim da tarde teve lugar uma sessão comemorativa que contou com a presença da directora do ACES de Vila Nova de Gaia, Isabel Castro, o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Andrade, representantes da Equipa Regional de Apoio (ERA), do Centro de Saúde de Barão do Corvo e da Escola Secundária Inês de Castro. E também, naturalmente, com toda a equipa, cujas novas fardas acentuam a sua "imagem de marca".

Colaboração com as escolas e a autarquia

A USF possui muitos projectos em carteira que visam conhecer a realidade da população abrangida e a implementação posterior de projectos de intervenção que promovam, de forma efectiva, a sua saúde e bem-estar.

Entre os programas já desenvolvidos destaca-se a preparação para o parto segundo o método psicoprofiláctico e a massagem do bebé, da responsabilidade do sector de enfermagem.

No que se refere a projectos que envolvem outros parceiros da comunidade, destaca-se, particularmente, o programa de colaboração com a Escola Secundária Inês de Castro onde, além da participação activa da equipa de saúde junto dos  alunos, está previsto um programa de formação de formadores sobre educação para a saúde que envolve tanto os professores como os restantes funcionários da escola.

A pensar nos meses de Verão, a equipa da USF está a elaborar outro projecto de colaboração com a Câmara Municipal com o objectivo de realizar rastreios da pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal à população do concelho.

Em função dos dados obtidos, os cidadãos poderão ser aconselhados a procurar a ajuda do seu médico de família.

Para a realização do projecto está a ser equacionada a colocação de tendas junto à praia, aos sábados e domingos, entre as 8 e as 13 horas. Toda a equipa da USF vai participar no projecto, prevendo-se ainda a colaboração de profissionais da Câmara Municipal. Nomeadamente, uma nutricionista e um professor de educação física que, não só despertarão a atenção das pessoas para a necessidade de efectuar uma alimentação correcta como para a prática de exercício físico.

Santo André Global Risk Study avalia a saúde dos utentes

Ainda na área da investigação e promoção da saúde, a USF prepara-se para avançar, a curto prazo, com o projecto SAGRIS (Santo André Global Risk Study) que envolverá toda a população inscrita na USF.

O estudo da prevalência de patologias e factores de risco é, segundo o coordenador da USF, Fernando Ferreira, essencial para a gestão dos serviços e o delinear de estratégias de intervenção com base no conhecimento real das necessidades dos utentes.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

5
5