Jornal Médico Grande Público

Ciclo de conferências virtual reúne figuras da MGF mundial
DATA
13/11/2009 10:34:31
AUTOR
Jornal Médico
Ciclo de conferências virtual reúne figuras da MGF mundial

A "rede" tem vindo a desenvolver actividades inovadoras, como um ciclo de conferências dedicado aos cuidados de saúde primários, que conta com a participação de convidados muito especiais... Tudo online

 

Criado em Janeiro de 2003 pelo então formando em Medicina Geral e Familiar, João Sequeira Carlos, o Fórum MGF Internos - um espaço virtual de reunião e convívio para internos da especialidade e jovens médicos de família - sofreu algumas alterações e mudou de nome... Desde há dois anos, sob a designação Fórum MGF XXI e a batuta dinamizadora de três novos moderadores - Tiago Villanueva, Luís Cavadas e Daniel Pinto - esta rede tem vindo a desenvolver actividades inovadoras, como um ciclo de conferências dedicado aos cuidados de saúde primários, que conta com a participação de convidados muito especiais... Tudo online

Em 2003 viviam-se tempos quentes na Medicina Geral e Familiar (MGF) portuguesa... Aos internos de MGF, a especialidade era apresentada com as seguintes palavras: "a MGF vive uma época de grande apreensão. A mudança é desejada para que os cuidados de saúde primários (CSP) evoluam de acordo com as necessidades da população. A mudança deve ser feita, mas não contra os princípios da MGF".

Nesta fase conturbada para os CSP, todos os intervenientes eram importantes na defesa da especialidade. Os internos não eram excepção... Dispersos por todo o país e com um Internato intenso e absorvente, os formandos necessitavam de forma premente de um espaço de reunião e troca de ideias.

Foi neste contexto que o então interno de MGF, hoje presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), João Sequeira Carlos, fundou um fórum na Internet. Objectivo: reunir todos os internos e jovens médicos de família (MF) portugueses.

Baptizado como Fórum MGF Internos, este espaço virtual tornou-se uma ferramenta de comunicação crucial para os formandos e novos especialistas em MGF.

Volvidos meia dúzia de anos, a importância deste grupo não esmoreceu. Bem pelo contrário... Em 2007, no dia em que o fórum celebrou o seu quarto aniversário, alargou-se o âmbito de participação a toda a nova geração de estudantes, internos do ano comum, internos de MGF, recém-especialistas e especialistas nacionais e estrangeiros que acreditam que a MGF é o paradigma da Medicina do século XXI. Nascia o Fórum MGF XXI.

Como participar?

O Fórum MGF XXI consiste numa mailing list sediada no portal Yahoo Groups, que funciona com base no envio de mensagens de e-mail para o endereço da rede, que são recebidas por todos os membros, permitindo assim gerar debates à escala nacional e internacional (uma vez que o Fórum também tem associados de outros países, nomeadamente oriundos de Espanha e do Brasil).

Os interessados em integrar este grupo virtual devem enviar um e-mail para o endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A equipa de moderadores da rede é constituída por três internos de MGF: Tiago Villanueva (interno de MGF do 2º ano na USF Alpha Mouro), Daniel Pinto (interno de MGF do 3º ano no Centro de Saúde de Oeiras) e Luís Filipe Cavadas (interno de MGF do 2º ano no Centro de Saúde Senhora da Hora).

De acordo com informações prestadas ao nosso jornal pelos moderadores do grupo, o número de membros do Fórum MGF XXI ronda os 630, havendo actualizações diárias.

De acordo com Tiago Villanueva, "99% do movimento da rede é dedicado a troca de e-mails sobre assuntos de importância para os internos, desde a divulgação de conferências, congressos, cursos e outras acções de formação, até à discussão de assuntos de importância para os internos e jovens médicos de família, como questões sobre contratos e carreiras... Enfim, fala-se um pouco de tudo na rede".

Um projecto inovador

No âmbito deste fórum - e da sua filosofia de troca de experiências via Internet - nasceu, recentemente, uma iniciativa de cariz pioneiro: o Ciclo de Conferências MGF XXI.

O projecto, desenhado por Tiago Vilannueva e Luís Cavadas, tem como objectivo principal "ser o ponto de encontro para uma conversa informal, troca de ideias, opiniões e experiências entre os membros do Fórum MGF XXI e um convidado especial que, ou está ligado à MGF, ou, não pertencendo à MGF, tem uma importante influência na nossa prática clínica e no nosso enriquecimento pessoal", explicaram ao nosso jornal os moderadores da rede.

Sem sair da world wide web, este ciclo de conferências é "o local privilegiado que permite juntar internos e especialistas de MGF de Portugal numa discussão ímpar e de elevado nível. Todos os membros do Fórum MGF XXI têm a oportunidade de participar voluntária e activamente na conferência por escrito, com perguntas para o convidado especial, ou lendo todas as perguntas e respostas da conferência", explicou Tiago Villanueva, adiantando que "durante as conferências, o Fórum continua a funcionar normalmente, mantendo a troca de e-mails".

O 1º Ciclo de Conferências MGF XXI, intitulado A Inovação em Medicina Geral e Familiar e nos Cuidados de Saúde Primários, decorreu entre 19 e 31 de Julho e teve como convidado especial o MF e professor da Escuela Nacional de Sanidad e da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Juan Gérvas.

O 2º Ciclo de Conferências MGF XXI, intitulado Our clinical records: for patients and health care, decorreu entre 12 a 30 de Outubro e teve como convidado principal o MF e professor de MGF da Universidade de Nottingham (Reino Unido), Mike Pringle. De acordo com os moderadores do Fórum, estão já pensadas, para breve, mais conferências, nos mesmos moldes.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

6