Jornal Médico Grande Público

Associação de Lares sem dúvidas de que falta assistência clínica nos clandestinos
DATA
18/01/2014 08:11:15
AUTOR
Jornal Médico
Associação de Lares sem dúvidas de que falta assistência clínica nos clandestinos

[caption id="attachment_5980" align="alignleft" width="300"]idosos1 O presidente da ALI disse não ter a menor dúvida de que, nos lares licenciados, os idosos têm a devida assistência. “Ao nível da clandestinidade que grassa em todo o país também não tenho a menor dúvida que falha aí a assistência clínica”, afirmou[/caption]

O presidente da Associação de Apoio Domiciliário dos Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI) disse hoje não ter a menor dúvida de que na maioria dos lares clandestinos os utentes não recebem a devida assistência clínica.

João Ferreira de Almeida falava à agência Lusa a propósito das afirmações do ministro da Saúde, Paulo Macedo, que ontem defendeu a necessidade de verificar se os utentes dos lares "estão a ter toda a assistência clínica" prevista na lei.

Em Coimbra, Paulo Macedo disse que um elevado número de idosos tem sido atendido nas urgências dos hospitais, incluindo utentes de lares.

“Importa verificar se as pessoas nos lares estão a ter toda a assistência clínica, quer ao nível de enfermagem, quer em termos médicos", prevista na lei, adiantou.

O presidente da ALI disse não ter a menor dúvida de que, nos lares licenciados, os idosos têm a devida assistência.

“Ao nível da clandestinidade que grassa em todo o país também não tenho a menor dúvida que falha aí a assistência clínica”, afirmou.

João Ferreira de Almeida recomendou ao ministro “um bocadinho mais de cuidado”, pois “não é correto falar de lares, pois é preciso separar o trigo [os licenciados] do joio [os clandestinos]”.

Em relação à saúde dos idosos provenientes de lares, o presidente da ALI considera que o seu estado não será muito diferente do registado em anos anteriores, sublinhando que eles chegam cada vez mais fragilizados e com mais idade às instituições.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

6