Jornal Médico Grande Público

Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto reconhecida internacionalmente

centrohospitalardoportoO Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto (CHP) anunciou hoje ter sido distinguido como “o primeiro” Centro Europeu de Excelência em Treino e Ensino da Anestesiologia na Península Ibérica.

A acreditação internacional foi-lhe atribuída pela Sociedade Europeia de Anestesiologia e pelo European Board of Anaesthesiology, depois de uma visita recentemente efectuada àquele centro hospitalar.

“Após a análise e estudo dos resultados recolhidos, aquele prestigiado organismo internacional deliberou reconhecer o serviço do CHP, dignificando a medicina portuguesa e os profissionais envolvidos”, disse à Lusa Jorge Marvão, do Serviço de Anestesiologia daquele centro hospitalar.

O CHP engloba o Hospital de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis, o antigo Hospital Especializado de Crianças Maria Pia e o Hospital Joaquim Urbano.

Assumindo-se como “o primeiro centro de excelência” acreditado em Portugal, o Serviço de Anestesiologia do CHP junta-se a um grupo restrito de 15 hospitais em toda a Europa.

A visita que conduziu à acreditação deste serviço teve lugar em Setembro último, tendo sido recentemente conhecidos os resultados e publicado o reconhecimento internacional.

Actualmente, o Serviço de Anestesiologia do CHP é constituído por 73 médicos especialistas e 34 internos em formação específica, sendo procurado por “um grande número de médicos internos de outros hospitais (mais de 20 todos os anos) para a realização dos mais diversos estágios”, referiu Jorge Marvão.

Esta distinção, tutelada pelo Programa de Acreditação em Treino, tem por objectivo promover e harmonizar o treino dos futuros médicos anestesiologistas, ao mesmo tempo que valida a qualidade dos cuidados anestésicos prestados, no enquadramento da sua formação.

A avaliação do Serviço de Anestesiologia do CHP foi feita por um júri internacional que teve em conta diversos parâmetros, como as instalações, a prática anestésica, os planos de ensino pós-graduado, a ligação ao ensino pré-graduado e à Universidade, bem como a capacidade de investigação.

 

Saúde Pública

news events box

Mais lidas