Jornal Médico Grande Público

Ministro adverte em caso de sarampo: “É tempo de parar com as opiniões e a especulação em torno da evidência científica”
DATA
19/04/2017 10:47:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Ministro adverte em caso de sarampo: “É tempo de parar com as opiniões e a especulação em torno da evidência científica”

As declarações surgiram esta manhã na conferência de imprensa em que foi confirmada a morte de uma jovem de 17 anos, que não se encontrava imunizada, durante a madrugada de hoje, no Hospital Dona Estefânia, resultante “de uma situação clínica infeciosa com pneumonia bilateral - sarampo”.

Apesar da preocupação e algum alarme social com o facto de hoje se assinalar o recomeço do terceiro período de aulas nas escolas portuguesas, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, reforçou a importância de “confiar nas autoridades saúde, no sistema de saúde, nos enfermeiros e médicos”. “É tempo de parar com as opiniões e a especulação em torno da evidência científica”, adverte alertando para o problema da veiculação de opiniões versus a evidência científica que pode, por vezes, provocar situações evitáveis.

Mencionando taxas de cobertura vacinal superiores a 95%, o responsável da tutela sublinha que a “a vacinação é segura e eficaz” e que vai ser dado apoio às escolas para que também as famílias possam ser esclarecidas em relação a esta situação.

Contudo, e “apesar de ser benigna, esta doença [sarampo] tem, pontualmente, complicações de cerca de 1% muito sérias que podem e devem evitadas. Os portugueses têm todos os motivos para confiar no sistema de saúde e naquilo que a Medicina e o conhecimento científico porque são os únicos que valem a pena ter em conta. Lutar contra os movimentos que são, muitas vezes, injustificados e irracionais do ponto de vista técnico não é uma boa forma de nos ajudarmos uns aos outros. Precisamos que as autoridades façam o seu trabalho e os cidadãos sejam ‘cúmplices’ das autoridades, ajudando o país a libertar-se deste episódio”.

Registe-se

news events box

Mais lidas

1
1