Jornal Médico Grande Público

Bastonário: “Há profissionais de saúde que não estão vacinados”
DATA
19/04/2017 11:54:37
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Bastonário: “Há profissionais de saúde que não estão vacinados”

Nas declarações que prestou à estação televisiva SIC Notícias, na sequência da morte da jovem de 17 anos, durante a madrugada de hoje, em consequência de uma infeção pelo vírus do sarampo, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu a importância da prevenção na medida em que a doença é contagiosa, sendo fundamental que a Direção-Geral da Saúde (DGS) elabore uma campanha informativa a este nível.

Além de uma questão de proteção do ponto de vista individual, Miguel Guimarães recorda o pendor social da doença que, pela sua rápida propagação, pode resultar num problema de saúde publica.

Todavia, e porque a cobertura vacinal é extremamente elevada - acima dos 95% -, o bastonário da Ordem dos Médicos afirma não haver perigo de Portugal atravessar uma epidemia pelo facto de a maioria das pessoas estar vacinada.

Contudo, e dentro do número de pessoas não vacinadas por opção, também “há profissionais de saúde que não estão vacinados”.

Questionado sobre a necessidade de responsabilizar os pais no processo de vacinação, Miguel Guimarães defendeu que o Governo tem de tomar as medidas necessárias no sentido de garanti-la relativamente às crianças.

Registe-se

news events box

Mais lidas