Jornal Médico Grande Público

Podologistas alertam para falta de apoio nas consultas do pé diabético
DATA
10/11/2017 10:23:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Podologistas alertam para falta de apoio nas consultas do pé diabético

A Associação Portuguesa de Podologia alerta para a necessidade de uma aposta na Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético com integração da Podologia nos cuidados de saúde primários, de forma a reduzir as taxas de amputação em Portugal. Este apelo surge no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro.

De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, a taxa média de amputação do pé diabético em Portugal é de 5,4 por 100 mil habitantes, sendo a zona Norte do país a mais afetada, com uma taxa de 3,4.

O pé diabético é responsável pela principal causa de internamento do portador de diabetes. Atualmente, ocorrem no mundo, duas amputações por minuto, sendo que 85% destas são precedidas de úlceras. Estima-se que 15% dos doentes diabéticos desenvolvem uma úlcera nos membros inferiores durante os anos de doença e que 85% das amputações têm um historial de úlceras diabéticas.

“Só a coragem e a determinação do Ministério da Saúde pode inverter as taxas de amputação do pé diabético, proporcionar melhor qualidade de vida aos doentes, diminuir as taxas de morbilidade e mortalidade associadas a esta problemática e reduzir os custos do Serviço Nacional de Saúde, criando consultas de pé diabético com podologistas” defende Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia.

O especialista acrescenta ainda que “A presença do podologista na avaliação, orientação e prevenção de patologias do pé, assim como o seu tratamento é essencial. Por outro lado, o doente diabético tem que ser consciencializado para esta problemática, educado para os cuidados a ter e quais as medidas a tomar em caso de patologia. Essa atitude é determinante para prevenir o aparecimento de feridas, úlceras, infeções e amputações”.

Atividades para assinalar o Dia Mundial da Diabetes

 

A Associação Portuguesa de Podologia assinala o Dia Mundial da Diabetes com uma caminhada pela Diabetes, na noite de 13 de novembro, em Braga, e uma Tertúlia sobre o Pé Diabético, no dia 14, no Porto, com a intervenção de Maria Jesus Dantas, vencedora do prémio Bial Medicina Clínica 2016.

Registe-se

news events box

Mais lidas