Jornal Médico Grande Público

Lançamento de concurso para novo hospital de Lisboa publicado em Diário da República
DATA
28/11/2017 11:34:10
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Lançamento de concurso para novo hospital de Lisboa publicado em Diário da República

O concurso internacional para a construção do novo Hospital de Lisboa Oriental foi publicado ontem em Diário da República, mas, para este “marco histórico” avançar e substituir seis antigas unidades, ainda falta a autorização de despesa do Ministério das Finanças.

O novo hospital, que deverá estar pronto em 2022, substituirá os hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, Dona Estefânia e a maternidade Alfredo da Costa.

A Presidente do Conselho da Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Ana Escoval, espera que sejam recebidas “boas propostas e que todo o concurso internacional corra de forma célere”, garantindo que vai lutar para que “daqui a seis anos a herança do Hospital Real de Todos-os-Santos seja uma realidade.

No despacho dos secretários de Estado Adjunto e das Finanças e da Saúde pode ler-se que “o lançamento do procedimento de concurso público (…) só poderá ocorrer depois de obtida a necessária autorização de despesa”.

Adalberto Campos Fernandes avançou que “as propostas deverão ocorrer até ao primeiro semestre de 2018” e prevê que a construção “ocorra entre o final de 2019 e o início de 2022”.

Questionado sobre qual o futuro dos edifícios antigos que vão ser desativados, o ministro da Saúde respondeu que existem "decisões que terão que ser tomadas pelo Governo", mas deixou uma garantia: "em nenhum desses espaços, à partida, será conferida nenhuma utilização especulativa de natureza imobiliária".

news events box

Mais lidas