Jornal Médico Grande Público

Luta contra as drogas: política nacional considerada exemplar
DATA
06/12/2017 10:14:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Luta contra as drogas: política nacional considerada exemplar

Foi publicado no jornal britânico The Guardian um artigo sobre a estratégia portuguesa de luta contra a droga, considerada um modelo de sucesso.

Portugal, que na década de 1980 tinha um elevado consumo de drogas e, consequentemente, um elevado índice de criminalidade e de infeção por VIH/sida, adotou, em 2001, a descriminalização do consumo. Assim, consumir substâncias psicoativas ilícitas continua a ser um ato punível por lei, mas deixou de ser um comportamento alvo de processo-crime e passou a constituir uma contraordenação social.

Esta mudança na legislação alterou a forma como se olha para um consumidor de drogas: deixou de ser considerado um criminoso, para passar a ser olhado como uma pessoa que necessita de ajuda e de apoio especializado.

Nos anos que se seguiram a esta alteração, verificou-se uma descida acentuada da taxa de infeção por VIH e hepatite, mortes por sobredosagem e crimes relacionados com drogas.

Apesar destes resultados, o artigo do The Guardian salienta a resistência que os outros países demonstram em adotar a estratégia portuguesa.

Registe-se

news events box

Mais lidas

Has no content to show!