Jornal Médico Grande Público

Encontro de Oncologia Entre o Douro e Vouga
DATA
06/12/2017 15:44:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Encontro de Oncologia Entre o Douro e Vouga

Com o objetivo de potenciar a ligação entre os cuidados de saúde primários (CSP) e os cuidados hospitalares, realizaram-se no passado dia 24 de novembro os Encontros de Oncologia Entre o Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira.

O dia foi preenchido por um vasto programa, que integrou grandes temas como o cancro colorretal, os tratamentos inovadores em Oncologia, os cuidados dos doentes durante o tratamento ativo e gestão de toxicidades, contando “com múltiplas intervenções e amplo diálogo”, explicou a diretora clínica do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), Elsa Soares.

Esta sessão, que é já a oitava, contou com um total de 199 inscritos, entre médicos das áreas da Oncologia, Psiquiatria e Medicina Interna, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos.

Para Elsa Soares, é essencial estimular a coesão entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, pois “o médico de família é uma peça fundamental no que diz respeito ao rastreio e diagnóstico de novos casos”. “São eles que põem em prática os rastreios oncológicos preconizados pela Direção-Geral da Saúde, conseguindo assim diagnosticar precocemente estas neoplasias e encaminhar os utentes para os serviços hospitalares respetivos”, sublinha.

Outra função importante assumida pelo médico de família, é a de tratar “os efeitos físicos e emocionais inerentes aos tratamentos realizados”, visto que “a parte emocional acaba, muitas vezes, por não ter uma resposta eficaz a nível hospitalar”, refere a diretora clínica.

O evento contou, ainda, com a apresentação do Serviço de Oncologia Médica do CHEDV e com a apresentação dos dois melhores trabalhos científicos levados a este encontro.

Para a organização “a adesão a este evento foi notória quer da parte dos profissionais de saúde do CHEDV, quer da parte dos profissionais de saúde dos CSP”.

Registe-se

news events box

Mais lidas

Has no content to show!