Jornal Médico Grande Público

São João: taxa de infeção hospitalar diminuiu 31%
DATA
07/12/2017 15:08:26
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


São João: taxa de infeção hospitalar diminuiu 31%

A taxa de infeção hospitalar diminuiu 31% entre 2012 e 2016 no Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, anunciou hoje a instituição.

“O principal resultado foi a redução da taxa de infeção contraída pelo doente dentro da instituição, que baixou de 16,5%, em 2012, para 11,3%, em 2016”, afirmou o coordenador da Unidade de Prevenção e Controlo da Infeção, Carlos Alves.

Estes resultados constam do “Estudo Europeu de Prevalência de Infeção Associada a Cuidados de Saúde e Consumo de Antibióticos 2017”, que abrangeu 930 doentes internados naquele hospital no período de análise, o que constituiu “a maior colheita de dados deste género de sempre no CHSJ”.

“Os dados apresentados evidenciam melhorias importantes em várias áreas da luta contra a infeção e resistências aos antibióticos”, sublinhou Carlos Alves, que destacou “a melhor utilização dos antibióticos e, consequentemente, a diminuição do risco de desenvolvimento de resistências”.

Para além da limitação do uso do antibiótico, o responsável apontou ainda “a crescente preocupação em limitar o uso de dispositivos invasivos às situações em que são estritamente necessários e, desta forma, reduzir o risco de infeções que lhes está associado”.

Registe-se

news events box

Mais lidas

Has no content to show!