Jornal Médico Grande Público

Número de doentes com sintomas de gripe que recorreram ao SNS 24 é idêntico a 2016
DATA
02/01/2018 11:16:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Número de doentes com sintomas de gripe que recorreram ao SNS 24 é idêntico a 2016

O número de pessoas com sintomas de gripe que têm recorrido nos últimos dias à linha SNS 24 são equiparados aos ocorridos em 2016, de acordo com Henrique Martins, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Henrique Martins explicou ainda que de facto se tem verificado um aumento de utentes do SNS 24, mas este aumento não está relacionado com o aumento absoluto de doentes, mas sim com o recurso dos doentes a este serviço após o início, a 8 de dezembro, de uma campanha em que se pede aos utentes para recorrerem ao SNS 24 antes de irem às urgências.

“Até à campanha andávamos sempre nas 40 e tal chamadas por dia relacionadas com sintomas gripais e, dois dias depois da campanha, os números começaram a subir, porque o serviço passou a ter um perfil de maior utilização”, disse.

De acordo com o responsável, as chamadas de gripe neste momento já estão idênticas às ocorridas em período homólogo, com mais de 600 casos diários, tendo “começado a subir praticamente duas semanas depois do igual período do ano passado”.

“A sério, foi no Natal, a 25 de dezembro, quando começou o fenómeno da gripe. No ano passado, cerca de duas semanas antes já estávamos com um perfil típico da época gripal”, sublinhou.

Henrique Martins salientou ainda que “é claro” que estes valores cresceram por maior utilização do serviço SNS 24, visto que esta subida aconteceu proporcionalmente com todos os perfis que discriminam os problemas que levaram os utentes a ligar.

“Temos praticamente mais 1.500 chamadas por dia em relação a igual período do ano passado desde dia 8 de dezembro, mas isso era o que nós queríamos. O que está a fazer subir o total é a maior utilização, e isso é bom. É o que pretendemos é que as pessoas utilizem o serviço sem recorrerem logo à urgência”, disse.

Os números de chamadas atendidas pelo SNS 24, assim como os encaminhamentos que tiveram, podem ser consultadas na página https://www.sns.gov.pt/transparencia/.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas