Jornal Médico Grande Público

Cristas questiona Costa sobre existência de “má gestão” no SNS
DATA
10/01/2018 10:42:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Cristas questiona Costa sobre existência de “má gestão” no SNS

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, questionou ontem se existe “má gestão” na saúde, dada a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e perante as garantias de reforço de profissionais, consultas e cirurgias avançadas pelo primeiro-ministro, António Costa.

“O que é que se está a passar na saúde? É incompetência, é ma gestão, é dinheiro gasto onde não deve ser gasto? Se tudo o que o senhor primeiro-ministro diz é verdade, como é que os resultados podem ser estes, como podem ser cirurgias adiadas, consultas adiadas, listas de espera a aumentar, descontentamento a aumentar?”, interrogou Cristas. A líder centrista questionava o primeiro-ministro, António Costa, no debate quinzenal na Assembleia da República.

O chefe de Governo respondeu que o Orçamento do Estado (OE) reforçou a Saúde em cinco por cento, tendo sido contratados pelo atual Executivo mais 5.800 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e outros, aumentando as consultas em quase mais 600 mil.

A presidente do CDS-PP respondeu ao governante, citando o relatório da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que aponta para que atualmente se registe o valor mais baixo nos parâmetros de qualidade dos hospitais desde 2013 e, os mais baixos na adequação das instalações, desde 2015.

A presidente centrista questionou ainda a “dualidade de critérios” relativamente aos territórios dos incêndios de julho e de outubro, o que foi recusado pelo primeiro-ministro, que reiterou que esta semana começam a ser pagas as indemnizações aos familiares das vítimas mortais de ambos os incêndios.

Registe-se

news events box

Mais lidas