Jornal Médico Grande Público

Bombarral: população carenciada vai ter medicamentos gratuitos
DATA
19/01/2018 12:00:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Bombarral: população carenciada vai ter medicamentos gratuitos

A Câmara do Bombarral e a Associação Dignitude, responsável pelo programa Rede Solidária do Medicamento, vão estabelecer hoje uma parceria destinada a distribuir gratuitamente medicamentos pelos carenciados do concelho.

“O protocolo permitirá às pessoas que se encontrem numa situação de carência económica o acesso gratuito aos medicamentos de que precisam”, explica a autarquia em nota de imprensa.

No primeiro ano do acordo, a Câmara Municipal vai investir dez mil euros para implementar o programa no concelho, de acordo com a proposta aprovada pela Assembleia Municipal, a que a agência Lusa teve acesso.

Poderão beneficiar do programa as famílias que comprovem a sua carência económica, refere o protocolo, a que a Lusa teve também acesso.

A Rede Solidária do Medicamento vai comparticipar a compra de medicamentos que tenham sido prescritos e que sejam comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde até ao montante de 100 euros por ano.

Quando os beneficiários atingirem o limite do apoio, poderão ser ajudados pelo fundo social do programa.

Cada beneficiário vai ser portador de um cartão do programa para apresentar nas farmácias onde decida adquirir os medicamentos.

Esta iniciativa integra cerca de meia centena de parceiros, entre as quais a Cáritas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a Associação Nacional de Farmácias, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e autarquias.

A Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos criada com a finalidade de desenvolver programas solidários.

Ao estabelecer a parceria, a Câmara do Bombarral torna-se num dos parceiros e contribui não só em termos financeiros, como também na identificação dos futuros beneficiários, para que o programa seja desenvolvido no concelho.

Registe-se

news events box

Mais lidas

Has no content to show!