Jornal Médico Grande Público

Um milhão de dados encaminhados para o Registo Oncológico Nacional
DATA
05/02/2018 13:07:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Um milhão de dados encaminhados para o Registo Oncológico Nacional

Cerca de um milhão de dados sobre o cancro em Portugal estão a ser encaminhados para o Registo Oncológico Nacional (RON), ferramenta “essencial” para o conhecimento desta doença, segundo o diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, Nuno Miranda.

De acordo com o responsável, citado na página do Serviço Nacional de Saúde, o RON vai permitir “atualizar os dados do cancro em Portugal, monitorizar a verdadeira eficácia destes novos medicamentos que aparecem, não em contexto de ensaio clínico, mas de prática clínica diária”.

“O que acontece aos nossos doentes? Quais os benefícios que os nossos doentes têm com este tipo de novos medicamentos?”, questionou Nuno Miranda, que considera que o RON vai permitir algumas respostas.

No RON vai constar a “identificação do nome, do sexo, da data de nascimento, da morada, do número de utente, da identificação da instituição, do número de processo clínico, da profissão e da naturalidade do doente”, segundo a lei que regulou este registo.

Segundo Nuno Miranda, tal como já era possível nos registos regionais, os doentes podem solicitar que a informação sobre a sua doença não conste no RON, contudo, não conhece casos de doentes que queiram retirar a informação sobre o seu caso dos registos.

Registe-se

news events box

Mais lidas

1
1