Jornal Médico Grande Público

1ª Gago Conference on European Science Policy no i3S
DATA
14/02/2018 14:39:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


1ª Gago Conference on European Science Policy no i3S

Realiza-se amanhã, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), a 1ª Gago Conference on European Science Policy sobre investigação em cancro.

A conferência reunirá representantes de governos, das comunidades médicas, académicas e científicas, assim como de empresas no espaço europeu. Entre outras personalidades, estarão presentes o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e o diretor do European Research Council, Jean Pierre Bourgignon.

O objetivo desta conferência, revelou a organização, “é debater e incrementar políticas de apoio à investigação em cancro, de modo a que três em cada quatro doentes de cancro possam aspirar a ter perspetivas de vida a partir de 2030”, uma vez que, atualmente, “apenas 50% tem perspetivas de vida”.

O i3S revelou, ainda, que durante a conferência o ministro da Ciência vai anunciar que Portugal integrará, “através do Porto Comprehensive Cancer Center a mais importante rede europeia de investigação em cancro, o Cancer Core Europe”.

Será igualmente dado destaque à construção de uma plataforma europeia de apoio ao desenvolvimento de uma “missão” específica no futuro programa quadro da EU para a pesquisa e desenvolvimento sobre a doença, de forma a que seja reforçado o apoio financeiro à investigação clínica.

No final da conferência serão lançados e atribuídos os primeiros “Gago Awards in European Sciece Policy”, para personalidades que se distinguiram no desenvolvimento das políticas de ciência e tecnologia e na capacitação da cultura científica na Europa.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

1
1