Jornal Médico Grande Público

APS e SPP promovem curso sobre o essencial da Medicina do Sono para MGF
DATA
23/02/2018 11:05:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




APS e SPP promovem curso sobre o essencial da Medicina do Sono para MGF

No próximo dia 23 de março, no Hotel D. Inês, em Coimbra, a Associação Portuguesa do Sono (APS) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) vão promover um amplo debate sobre patologias do sono, como a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) ou a insónia. O curso “O Essencial da Medicina do Sono para a Medicina Geral e Familiar (MGF)” vai propor “novos modelos explicativos das doenças e formas modernas de tratamento”, referiu, em declarações ao Jornal Médico, o pneumologista e presidente da APS, Joaquim Moita.

De acordo com o especialista, membro da comissão organizadora, o evento visa, essencialmente, “procurar o desenvolvimento de formas de articulação eficazes no diagnóstico e seguimento dos doentes com patologias do sono, através do desenvolvimento de protocolos formais de referenciação e seguimento dos doentes entre os profissionais de MGF e os hospitais”.

Este 1.º simpósio conjunto – que para além da APS e da SPP, conta com o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e seu Grupo de Estudos Respiratórios (GRESP), bem como da Sociedade Portuguesa de Pediatria – tem como principais destinatários os especialistas de MGF e pretende “ir ao encontro das inúmeras solicitações que recebemos para prestar formação na área das patologias do sono” e “contribuir ativamente para o desenvolvimento de formas de articulação eficazes no diagnóstico e seguimento dos doentes com patologia do sono”, explicou Joaquim Moita ao nosso jornal, esclarecendo que tal poderá obter-se “através do desenvolvimento de protocolos formais de referenciação e seguimento dos doentes entre os médicos dos cuidados de saúde primários e os colegas hospitalares”.

Para além da SAOS – que merecerá maior destaque no âmbito deste simpósio, na medida em que a sua prevalência tem vindo a crescer, assumindo-se atualmente como a primeira causa identificável e tratável de hipertensão arterial (HTA) – outras patologias relacionadas com o sono vão ser abordadas, como a síndrome das pernas inquietas, que atinge cinco a 15% dos adultos e estima-se que possa estar associado a outras patologias do sono, doenças renais, neurológicas, HTA e enfarte agudo do miocárdio.

Outra das patologias que vai ser discutida no simpósio é a insónia crónica grave, uma doença que atinge cerca de 9% de população. “Um problema sério pelas suas consequências – fadiga, cansaço, sonolência diurna, perda de concentração e memória, irritabilidade, ansiedade –, mas também pela forma gravíssima como a comunidade médica aborda farmacologicamente o problema, com o uso excessivo de benzodiazepinas, o que é inadequado e perpetuante da própria insónia”, alerta o coordenador do Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), adiantando que “no simpósio serão abordados estes novos modelos explicativos da doença e apresentadas as formas modernas de tratamento da farmacologia à psicoterapia”.

No domínio da Pediatria, as situações clínicas mais comuns do sono da criança, não foram esquecidas, na medida em que se sabe que entre 25 a 40 % das crianças sofrem, durante o seu crescimento, algum problema de sono que poderá ir desde simples acordares noturnos até situações mais complexas como apneia do sono ou narcolepsia.

Para abordar estas questões, foi escolhido “um conjunto de reconhecidos especialistas de Medicina do Sono, MGF, Pneumologia e Pediatria, num programa desenhado de forma a promover uma ampla discussão entre os participantes”, salienta Joaquim Moita.

Apesar de ter como destinatários privilegiados os médicos de família, o simpósio “O Essencial da Medicina do Sono para a Medicina Geral e Familiar” está aberto à participação de outros especialistas e profissionais de saúde que pretendam familiarizar-se com os aspetos fundamentais das doenças do sono mais comuns.

O programa final e inscrições estão disponíveis em https://www.apsono.com

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

Has no content to show!