Jornal Médico Grande Público

12º Dia do Doente, Familiar e Dador: experiências na primeira pessoa
DATA
12/03/2018 11:27:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


12º Dia do Doente, Familiar e Dador: experiências na primeira pessoa

A 44ª reunião anual da European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) vai ter lugar de 18 a 21 de março em Lisboa. Em associação com este evento comemora-se o 12º Dia do Doente Familiar e Dador, no dia 17 de março, no Centro de Congressos de Lisboa. Este dia é dedicado às pessoas que tiveram ou aguardam por um transplante de medula óssea ou de células estaminais, assim como aos seus familiares, cuidadores e dadores.

O presidente da 44ª reunião do EBMT e diretor do departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Manuel Abecasis, sublinha que “o objetivo deste fórum é permitir que todas as partes envolvidas num processo de transplante troquem experiências e aprendam umas com as outras”.

“Esta é uma ótima oportunidade para ouvir sobre os mais recentes resultados da pesquisa no campo do transplante de sangue e medula de um painel de especialistas. Acredito que esta será uma experiência única e memorável para todos os que consigam estar presentes”, acrescenta.

Durante o dia serão partilhadas experiências na primeira pessoa de doentes transplantados e de dadores, familiares e não relacionados, explicou a organização em comunicado, acrescentando que o programa inclui sessões que abordarão tópicos como: “O que é um transplante hematopoiético”; “Escolha do produto hematopoiético para transplante”; “Diferentes fases na progressão do processo do transplante hematopoiético”; “Cuidados de enfermagem ao doente na unidade de isolamento”; “Cuidados de enfermagem ao doente no hospital de dia” e o “Papel das Associações”.

Registe-se

news events box

Mais lidas