Jornal Médico Grande Público

Eutanásia: Parlamento debate projetos de lei a 29 de maio (atualização)
DATA
02/05/2018 15:55:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Eutanásia: Parlamento debate projetos de lei a 29 de maio (atualização)

O parlamento vai discutir os quatros projetos, do PAN, BE, PS e PEV, sobre a morte medicamente assistida, no próximo dia 29 de maio. A decisão foi tomada hoje em conferência de líderes parlamentares, na Assembleia da República, em Lisboa.

O Bloco de Esquerda (BE), o Partido Socialista (PS) e partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propuseram que o dia 30 de maio fosse totalmente dedicado ao debate sobre a eutanásia, contudo, para essa data, já existia um pedido de agendamento do CDS-PP.

Segundo o porta-voz da conferência de líderes, o deputado social-democrata, Duarte Pacheco, todos os projetos serão votados dia 29 de maio, sendo que a discussão terá uma grelha máxima de cerca de duas horas e meia.

Nessa semana, foi decidido antecipar o plenário de sexta-feira para terça-feira, de forma a assegurar uma “presença máxima” de todos os deputados. Entretanto, o PSD e o PS relevaram que haverá liberdade de voto, o que tornará o resultado da votação incerto. Assim, dia 1 de junho, apenas serão realizadas comissões parlamentares.

Durante a conferência de líderes, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou que preferia realizar este debate na próxima sessão legislativa, contudo, uma vez que a data já está marcada, o partido apresentou também o seu diploma.

Recorde-se que o PAN foi o primeiro partido a apresentar um projeto de lei sobre a morte medicamente assistida, seguido pelo BE, PS e PEV.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

1
6
1