Jornal Médico Grande Público

Cidadãos propõem sistema de saúde articulado entre público, privado e social
DATA
08/05/2018 09:59:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Cidadãos propõem sistema de saúde articulado entre público, privado e social

Um sistema de saúde centrado no utente, com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) como “espinha dorsal”, mas articulado com os setores privado e social é a proposta de 44 cidadãos para a nova lei de bases da Saúde.

Os dez princípios orientadores foram apresentados hoje, em Lisboa, e são subscritos por várias personalidades portuguesas, entre as quais Alexandre Castro Caldas, Bagão Félix, Guilherme d’Oliveira Martins, Germano de Sousa ou Vítor Melícias.

Em declarações aos jornalistas, no final da apresentação pública, o professor e antigo ministro da Economia, Augusto Mateus, defendeu que o SNS tem sido uma peça fundamental na construção da democracia, no entanto o país ganharia se soubesse “fazer futuro” e pensasse estrategicamente nos próximos 20 anos.

"A saúde é tão importante que nós não podemos tolerar na saúde ineficiências, desigualdades, iniquidades, e, portanto, o que nós propomos são dez princípios para tentar dar um sentido mais estratégico, de mudança tranquila, mas forte, em direção a melhor satisfação", explicou.

Para o antigo ministro, a princípio base são os serviços de saúde e os respetivos utentes que o utilizam. “Doentes que são cidadãos portadores de direitos e não meros consumidores”, sublinhou.

Registe-se

news events box

Mais lidas