Jornal Médico Grande Público

Médicos em protesto cantam “Bella Ciao” ao ministro da Saúde
DATA
08/05/2018 17:04:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Médicos em protesto cantam “Bella Ciao” ao ministro da Saúde

Os médicos que se encontram hoje em protesto, junto ao Ministério da Saúde, adaptaram a música popular italiana “Bella Ciao” à figura do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

“Berto ciao, Berto ciao, Berto ciao, ciao, ciao” é uma das frases cantadas pelos médicos que participam na concentração promovida pela Federação Nacional de Médicos (FNAM).

Mais de uma centena de médicos concentraram-se pelas 15:30 junto ao Ministério da Saúde, muitos deles, com bata branca e cartazes com algumas das suas principais reivindicações inscritas. No local, muitos médicos exibiram também um crachá do movimento “SNS in Black”, um movimento promovido por alguns médicos, que às sextas-feiras usam roupa negra em protesto pelo estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da FNAM, João Proença, sublinhou que esta concentração pretende mostrar o descontentamento dos profissionais pela "destruição por dentro dos cuidados de saúde".

Já Filipe Froes, do movimento “SNS in Black”, considera que o Ministério da Saúde vive "no planeta Excel e Power Point", que é bem distante da realidade vivida nas unidades de saúde.

Os médicos iniciaram, hoje, às 00:00, três dias de greve nacional. Uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do SNS” e o respeito pela dignidade da profissão médica.

Registe-se

news events box

Mais lidas