Jornal Médico Grande Público

Fundação Rui Osório de Castro apela à realização de ensaios clínicos com crianças
DATA
17/05/2018 12:01:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Fundação Rui Osório de Castro apela à realização de ensaios clínicos com crianças

A propósito do Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, efeméride assinalada no dia 20 de maio, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) alerta a sociedade para a necessidade de as entidades governativas assegurarem a realização de mais ensaios clínicos em oncologia pediátrica.

“A realização de ensaios clínicos é fundamental na área da oncologia pediátrica, só assim é possível a melhoria contínua nos cuidados prestados” referiu a diretora-geral da Fundação, Cristina Potier. “Os poucos estudos que existem, ao contrário do que se possa pensar, são promovidos por iniciativa dos próprios médicos e não pela indústria farmacêutica que naturalmente se foca nos cancros dos adultos”, rematou.

Entre as questões que impedem a inclusão de crianças com doença oncológica, em ensaios clínicos, estão a escassez de recursos humanos para coordenar, monitorizar e reportar aos grupos internacionais que coordenam estes estudos, bem como a falta de recursos financeiros.

A responsável da FROC considera que “sendo o tratamento do cancro pediátrico assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o investimento na melhoria constante dos tratamentos prestados também deverá ser uma responsabilidade deste mesmo SNS. Apesar de, nesta altura, existir uma taxa de sobrevivência bastante elevada (à volta dos 80%), ainda existem alguns tipos de cancro com taxas não tão positivas.  Além disso, também nos preocupa a sobrevivência com maior qualidade de vida”, explicou.

news events box

Mais lidas