Jornal Médico Grande Público

APIFARMA e EUPATI promovem investigação clínica para o doente
DATA
18/05/2018 12:15:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APIFARMA e EUPATI promovem investigação clínica para o doente

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e o European Patients’ Academy (EUPATI) assinalam o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, efeméride celebrada no dia 20 de maio, com uma cerimónia comemorativa que decorre, hoje, até às 12:30, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

A iniciativa pretende promover o valor da investigação clínica para o doente e para a sociedade, bem como contribuir para a literacia sobre ensaios clínicos junto da sociedade civil e dar destaque à perspetiva do doente neste processo.

Por sua vez, estes objetivos estão alinhados e prosseguem as conclusões do estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), promovido pela APIFARMA em 2016, “Ensaios Clínicos em Portugal: Consensos e Compromissos”.

De acordo com o relatório, a falta de incentivos, a insuficiente valorização profissional do investigador, a ausência de uma plataforma de divulgação e o facto dos prazos legais de aprovação serem frequentemente ultrapassados são algumas das limitações à realização de ensaios clínicos em Portugal.

Os autores do estudo defendem que “existe espaço de melhoria em Portugal” caso se promova a “cooperação entre os principais intervenientes” e se avance para a criação de uma agenda nacional para a investigação clínica e edificação de centros de ensaio com uma gestão e infraestruturas orientadas para apoiar e conduzir investigação em saúde.

Os ensaios clínicos são fundamentais para garantir aos doentes um acesso precoce às últimas inovações médicas e oferecem à comunidade científica a oportunidade de contactar com os avanços clínicos.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas