Jornal Médico Grande Público

Personalidades políticas solidárias com Esclerose Múltipla
DATA
21/05/2018 11:38:46
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Personalidades políticas solidárias com Esclerose Múltipla

Para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), efeméride celebrada no próximo dia 30 de maio, a comunidade científica e as associações de doentes e familiares desafiaram personalidades políticas e decisoras a participar na iniciativa #PARAvencerEM.

Estas mesmas personalidades foram desafiadas a responder a duas questões: “O que mais se pode fazer para que a pessoa com EM esteja mesmo no centro das decisões?” e “O que mais pode a pessoa com EM fazer para se colocar no centro das decisões?”, através de um vídeo com a duração de um minuto.

Maria de Belém Roseira, Maria do Céu Machado, Maria João Martins, Miguel Guimarães, Paulo Almeida, Ricardo Baptista Leite e Susana Protásio são apenas algumas das personalidades que cederam testemunhos. Os vídeos podem ser consultados online aqui.

O objetivo desta iniciativa, que contou com o apoio da biofarmacêutica Sanofi Genzyme, passa por dar ao doente um papel mais ativo na gestão da doença, colocando-o no centro das decisões.

Note-se que o Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da Sociedade Portuguesa de Neurologia (GEEM), bem como as associações dos doentes e familiares, Associação Nacional Esclerose Múltipla (ANEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), e Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), desenvolveram a iniciativa #PARAvencerEM com o objetivo de promover testemunhos de inúmeras personalidades que promovam o #EMpowerment da pessoa com esclerose múltipa.

De salientar que, em Portugal, a EM afeta mais de oito mil pessoas e cerca de dois milhões e meio de pessoas em todo o mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.

Registe-se

news events box

Mais lidas

Has no content to show!