Jornal Médico Grande Público

OM organiza conferência sobre Abel Salazar
DATA
22/05/2018 12:41:09
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



OM organiza conferência sobre Abel Salazar

A figura notável de Abel Salazar é o tema de uma conferência de Luiz Damas Mora, que será realizada na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos (OM), esta quinta-feira, dia 24 de maio, às 18:30, sendo a entrada livre.

A conferência “Abel Salazar, o inconformista”, apresentada pelo conferencista, cirurgião e ainda antigo director do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Desterro, Luiz Damas Mora, e promovida pelo Conselho Regional do Sul da OM, incide em torno desta figura multifacetada da Medicina e das Artes.

Abel de Lima Salazar foi médico, investigador e professor universitário de Histologia e Embriologia, tendo sido distinguido pelo contributo prestado à medicina através de trabalhos sobre a estrutura e evolução do ovário. De salientar que o método de coloração tano-férrico de Salazar é ainda hoje utilizado.

Note-se que, a partir de 1935, devido ao afastamento forçado da vida académica, por razões políticas, Abel Salazar desenvolveu em sua casa uma produção artística variada, desde gravura, pintura mural, pintura a óleo de paisagens, retratos, ilustração da vida da mulher trabalhadora e da mulher parisiense, aguarelas, desenhos, caricaturas, esculturas e cobres martelados, muitos deles encontram-se expostos na Casa-Museu Abel Salazar.

Registe-se

news events box

Mais lidas