Jornal Médico Grande Público

Eutanásia: João Semedo diz que aprovação “é uma questão de tempo”
DATA
30/05/2018 10:08:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Eutanásia: João Semedo diz que aprovação “é uma questão de tempo”

O médico e ex-coordenador do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo considerou que a aprovação da eutanásia “é uma questão de tempo”, sublinhando que nos últimos dois anos se “avançou imenso na compreensão das problemáticas do fim de vida”.

“Foram poucos os votos que impediram a aprovação da despenalização [da eutanásia]. É uma questão de tempo, não foi agora será na próxima legislatura”, afirmou João Semedo, numa declaração escrita para a agência Lusa, a propósito do chumbo da despenalização.

João Semedo sublinhou ainda que nos últimos dois anos se avançou “imenso na compreensão das problemáticas do fim de vida, designadamente, na legitimidade de permitir o recurso à morte assistida a todos que o pretendam, sem obrigar seja quem for, mas também sem impedir quem cumpra todos os requisitos exigidos pela lei e reitere inequivocamente ser essa a sua vontade”.

“Andou-se muito nestes dois últimos anos, estamos mais próximos de consagrar na sociedade e na lei um direito fundamental: garantir a todos o direito a morrer com dignidade”, salientou o médico.

Recorde-se que a Assembleia da República chumbou, ontem, os projetos de lei do PAN, BE, PS e PEV a favor da despenalização da eutanásia.

O projeto do PAN teve 107 votos a favor, 116 contra e 11 abstenções. O diploma do PS recebeu 110 votos a favor, 115 contra e quatro abstenções.

Já o projeto apresentado pelo BE recebeu 117 votos contra, 104 a favor e oito abstenções. O diploma do PEV recolheu 104 votos favoráveis, 117 contra e oito abstenções.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas