Jornal Médico Grande Público

Castelo Branco aposta na promoção de hábitos alimentares saudáveis
DATA
12/06/2018 17:12:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Castelo Branco aposta na promoção de hábitos alimentares saudáveis

A Câmara Municipal (CM) e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco estão a desenvolver um projeto que abrange crianças e jovens, cujo objetivo é promover hábitos alimentares saudáveis.

O projeto “COMER.COM” destina-se a crianças e jovens do pré-escolar, 3.º ciclo e 12.º ano e decorre no espaço Hortas Sociais da Quinta do Chinco. O principal objetivo desta iniciativa passar pela promoção de hábitos alimentares saudáveis através da sensibilização da comunidade escolar.

"As Hortas da Quinta do Chinco não são apenas um espaço destinado ao cultivo da terra por parte de mais de 80 famílias, mas também, e essencialmente, um espaço que visa contribuir para o desenvolvimento de projetos dotados de uma forte componente pedagógica que pretende melhorar o processo educativo das crianças e jovens, nomeadamente nas áreas do ambiente e da alimentação saudável", explicou o presidente da CM de Castelo Branco, Luís Correia.

Com este projeto, a autarquia pretende estimular a integração e a convivência social entre diferentes gerações, com idades, aptidões físicas e heranças culturais variadas, fomentando o espírito comunitário e a entreajuda.

As hortas sociais, situadas entre dois bairros da cidade de Castelo Branco, são também um complemento para as economias familiares, proporcionando-lhes o acesso a uma alimentação mais variada, rica, ecológica e saudável produzida pelos próprios.

"O excesso de peso e os problemas a ele associados, a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis, a compreensão da importância da alimentação na preservação da saúde, a promoção da ligação das crianças e adolescentes à terra, são os grandes objetivos deste projeto que visa contribuir para sensibilizar toda a comunidade escolar", concluiu o autarca.

news events box

Mais lidas