Jornal Médico Grande Público

Rock in Rio: ARSLVT assina protocolo para promover consumo de álcool responsável
DATA
14/06/2018 10:25:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Rock in Rio: ARSLVT assina protocolo para promover consumo de álcool responsável

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, assina, hoje, um protocolo de colaboração com Roberta Medina, o rosto do Rock in Rio em Portugal, e com o vice-presidente da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), Leonardo Cataldo.

O protocolo visa sensibilizar os participantes do festival para o consumo moderado de álcool. A iniciativa integra ainda intervenções junto dos operadores e funcionários de bares acerca da venda responsável de bebidas alcoólicas.

Segundo Luís Pisco, este protocolo “permite uma intervenção técnica especializada junto de operadores e funcionários de bares antes e durante o Rock in Rio, sensibilizando-os para a venda responsável de bebidas alcoólicas”.

O presidente da ARSLVT considera esta uma oportunidade de “ouro”, na medida em que poderá “conversar, sem tabus, com profissionais de saúde sobre comportamentos de risco, usufruindo de um aconselhamento altamente dirigido e personalizado”.

Esta parceria, agora firmada, insere-se na atividade mais ampla que a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da ARSLVT vai desenvolver nesta edição do Rock in Rio, cujo objetivo passa pela redução de riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo de álcool.

Na ação “18+”, a DICAD garante o recrutamento e formação de jovens universitários que vão participar na colocação de pulseiras numa lógica de intervenção entre pares. Os técnicos da DICAD terão ainda presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares, com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.   

A DICAD vai ainda dispor de um stand no recinto do festival com o mote “Let’s Talk”, onde serão realizados testes de alcoolémia, testes de monóxido de carbono e distribuição de preservativos e chupa-chupas.

Registe-se

news events box

Mais lidas