Jornal Médico Grande Público

Fórum Futuro 2018: Especialistas debatem dor crónica já este sábado
DATA
14/06/2018 15:05:46
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Fórum Futuro 2018: Especialistas debatem dor crónica já este sábado

O Fórum Futuro 2018, uma das maiores reuniões sobre a temática da Dor em Portugal, arranca já este sábado, dia 16 de junho, no Hotel Lagoas Park, em Oeiras. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Grünenthal e destina-se a profissionais de saúde e especialistas.

“No Sentido do Conhecimento” é o mote da edição deste ano, que conta com a participação de oradores nacionais e internacionais para debater temas sobre a dor crónica em diferentes ângulos, desde a prevalência, ao diagnóstico e respetivo tratamento, à dor aguda pós-operatória, aos fatores de risco associados e às mais recentes inovações terapêuticas.

Durante o encontro serão discutidos, entre outros temas, “A Carga Global da Doença” e a “Prevalência de Dor Crónica nos Cuidados Primários – Estudo Chronic Pain Care”. Este debate conta com a participação do professor de Economia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa Miguel Gouveia, do vice-presidente da APED, Filipe Antunes, da médica e antiga ministra da Saúde, Ana Jorge, e do presidente da APMGF, Rui Nogueira.

A “Humanização da Dor: estará o indivíduo no centro dos Cuidados de Saúde?” é outro dos temas em ênfase, neste fórum, que conta com a intervenção do especialista em Medicina Interna Paulo Reis Pina, da escritora Isabel Stilwell e da responsável do LPCDR, Catarina Marques.

Os opioides no tratamento da dor são outro tema alvo de análise, num painel intitulado “Opioides – Amigos ou Inimigos?”, com a participação do presidente da EFIC, Bart Morlion, da anestesiologista e presidente da APED, Ana Pedro, do médico de família da USF Lethes, Raul Marques, e do médico reumatologista Albino Teixeira. Um debate que será moderado pelo médico, farmacologista e investigador Walter Osswald.

No Fórum Futuro serão ainda assinalados os 20 anos da Fundação Grünenthal, entidade sem fins lucrativos, que tem contribuído para a investigação e cultura científica na área das ciências médicas, com destaque no estudo da dor e respetivo tratamento.

news events box

Mais lidas