Jornal Médico Grande Público

Atualização: Mais de dois mil profissionais serão contratados a partir de julho
DATA
20/06/2018 12:04:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Atualização: Mais de dois mil profissionais serão contratados a partir de julho

Pelo menos dois mil profissionais de saúde serão contratados a partir de julho, mês correspondente à primeira fase de contratações que visam compensar as necessidades da passagem de trabalhadores às 35 horas semanais, revelou hoje o ministro da Saúde.

Na audição parlamentar de Saúde que decorre, hoje, Adalberto Campos Fernandes revelou que o Governo pretende contratar profissionais para cobrir as necessidades que resultam da passagem de enfermeiros, assistentes e técnicos das 40 para as 35 horas de trabalho semanais a partir de 1 de julho.

Relativamente aos números, o ministro disse que estão a ser ultimados, mas que, já na primeira fase das contratações, haverá uma colocação que “ultrapassará os dois mil profissionais”.

Depois de julho (primeira fase) serão feitos ajustamentos, estando prevista uma segunda fase de contratações para setembro ou outubro.

Sobre os receios de falta de planeamento atempado destas contratações, o ministro da Saúde recordou que também há dois anos foram traçados cenários semelhantes, tendo o sistema conseguido ajustar-se.

Adalberto Campos Fernandes vincou ainda que, para o Governo, as 35 horas “não são um capricho, nem um favor, nem uma benesse aos profissionais”, são antes “um reconhecimento do esforço, uma valorização do preço por hora e uma forma de dar algum descanso e alívio”.

 

news events box

Mais lidas