Jornal Médico Grande Público

CHLN: Perda de idoneidade formativa em Pneumologia teria sido “evitável”
DATA
11/07/2018 10:18:37
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




CHLN: Perda de idoneidade formativa em Pneumologia teria sido “evitável”

O administrador do Hospital Pulido Valente alegou que se o Ministério da Saúde tivesse autorizado a contratação de três pneumologistas esta unidade não teria perdido capacidade formativa em Pneumologia no próximo ano.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Martins afirmou que “a contratação destes três especialistas daria razão para não ser tomada a decisão que foi tomada” pela Ordem dos Médicos (OM) de retirar a capacidade para formar especialistas em Pneumologia, no próximo ano, no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

Para Carlos Martins, administrador do CHLN, “seria razoável” que a OM tivesse informado o Ministério da Saúde que, se não fossem autorizados os contratos, seria suspensa a capacidade formativa.

“O Ministério da Saúde tomaria certamente a decisão em tempo útil, porque estava em causa a capacidade formativa”, indicou, lembrando que o Pulido Valente é a grande escola de pneumologia do país.

O administrador assumiu que a perda de vagas para formar internos nas áreas de pneumologia e de otorrino foi “uma das notas tristes” dos seus dois mandatos.

Carlos Martins recorda que o CHLN perdeu entre 10 a 12 pneumologistas ao longo dos últimos anos, no entanto o centro hospitalar propôs à tutela a contratação de três especialistas, há cerca de três meses.

Recorde-se que o responsável do CHLN já havia criticado publicamente a decisão de tirar capacidade formativa para 2019 na área de Pneumologia, considerando que a decisão da OM não foi correta, uma vez que o serviço ainda estava sob avaliação.

Já a OM alegou que esta decisão foi tomada porque o serviço de Pneumologia do Pulido Valente estava a ser avaliado na sequência de denúncias relativas a situações irregulares, nomeadamente o caso de internos que estariam a fazer urgência sozinhos.

                                                                                                                                                             

Saúde Pública

news events box

Mais lidas