Jornal Médico Grande Público

OM pede resolução rápida dos problemas identificados na MAC
DATA
11/07/2018 15:26:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


OM pede resolução rápida dos problemas identificados na MAC

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos (SRSOM) e os problemas identificados pelos profissionais da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e do Hospital São José, ambos em Lisboa.

O presidente da SRSOM, Alexandre Valentim Lourenço, considera que o pedido de demissão apresentado por chefes de equipa da MAC vem demonstrar a incapacidade sentida pelos profissionais na resposta “às necessidades dos doentes”, algo que já havia acontecido no serviço de Urgência do São José.

“Espero que a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) cumpra as suas funções e resolva rapidamente os problemas”, afirmou.

O responsável lembrou que a escassez de profissionais é comum a várias maternidades do país, nomeadamente da região Sul, e que os problemas de cada unidade acabam por se repercutir nas outras maternidades, que funcionam muito em rede.

Chefes de equipa de urgência e obstetrícia da MAC apresentaram a demissão à administração, que afirma que a situação “está controlada e ultrapassada”.

Os profissionais que assinaram carta, à qual a agência Lusa teve acesso, indicam que há falta de recursos humanos e que os profissionais estão exaustos.

Fonte oficial do CHLC, que integra a MAC, indicou que a carta foi entregue, mas que os profissionais se mantêm em funções e que a situação se encontra “controlada e ultrapassada”.

A mesma fonte oficial indicou, também, que a administração esteve, esta manhã, reunida com profissionais da MAC para estudar o reforço das equipas, “numa lógica abrangente de toda a área metropolitana de Lisboa”.

Na carta de demissão, os profissionais referem que a MAC tem apenas 27 especialistas médicos no serviço de urgência de dia e de noite, sendo que uma dessas profissionais se encontra de baixa por gravidez de risco. Dos 27 especialistas, 13 têm mais de 50 anos e sete têm mais de 55 anos.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas