Jornal Médico Grande Público

Rui Nogueira: “Corremos o risco de ter uma excelente Lei de Bases, mas não termos SNS”
DATA
12/07/2018 15:51:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Rui Nogueira: “Corremos o risco de ter uma excelente Lei de Bases, mas não termos SNS”

O Jornal Médico esteve presente no Ciclo de Debates, que decorreu na seda da Ordem dos Médicos, em Lisboa. O debate que ficou marcado pela discussão da Lei de Bases da Saúde contou com a participação do presidente da direção da APMGF, Rui Nogueira.

Sobre o projeto desenvolvido pela Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, presidida por Maria de Belém Roseira, Rui Nogueira não tem dúvidas que “é um sucesso”, no entanto aponta-lhe um problema: “ainda não está aprovado”.

Em relação às atuais diretrizes da Saúde, o médico de família considera que “temos uma Lei de Bases obsoleta, uma peça arcaica, que não tem nada a ver com a nossa realidade”, algo que Rui Nogueira teme que venha a acontecer no futuro.

“O projeto que temos hoje em discussão é um projeto inovador, é um projeto de futuro, que pensa em tudo. Não consegui ver nenhum tópico a acrescentar (…) tem tudo, mas não passa de um projeto de intenções”, sublinhou.

Durante o discurso, o clínico fez questão de homenagear o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando-o responsável pelos grandes ganhos deste setor. “António Arnaut é o grande responsável por tudo aquilo que se evoluiu na Saúde, em Portugal, durante todos estes anos”, frisou.

Rui Nogueira lembrou, ainda, que no passado “não tínhamos uma Lei de Bases da Saúde, mas tínhamos um bom SNS”. Quanto ao futuro, o médico de família alerta que “corremos o risco de ter uma excelente Lei de Bases da Saúde, mas não termos um SNS”, lembrando que “aquilo que está a acontecer é a degradação do SNS”.

Embora tenha ficado surpreendido com o facto desta Comissão não integrar médicos, o presidente da APMGF revelou que se identifica com o projeto, considerando-o muito completo. “Enquanto médico de família revejo-me naquilo que está pasmado nesta Lei de Bases da Saúde”, afirmou.

No final do discurso, Rui Nogueira congratulou Maria de Belém e os restantes membros da Comissão de Revisão da Lei de Bases. “Fizeram um excelente trabalho, fizeram um excelente projeto, que só peca porque ainda não está aprovado”, concluiu.

news events box

Mais lidas