Jornal Médico Grande Público

Coimbra recebe 10.º Dia do Transplante já esta sexta-feira
DATA
18/07/2018 11:36:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Coimbra recebe 10.º Dia do Transplante já esta sexta-feira

Este ano, as celebrações do 10.º Dia do Transplante, efeméride assinalada no dia 20 de julho, decorrem em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal.

A iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), pretende “homenagear todos os intervenientes na transplantação e chamar a atenção para a transplantação através da ARTE e ao mesmo tempo divulgar algumas das suas expressões”, afirma a presidente da SPT, Susana Sampaio.

 “Fomos os segundos a nível mundial, com 34 dadores por milhão de habitante”, sublinha a responsável, salientando, no entanto, que para manter estes números é preciso aumentar o número de elementos de equipas de Cuidados Intensivos, Coordenação e das Unidades de Transplantação.

Atualmente, o número de dadores falecidos não consegue suprir as necessidades de órgãos para os doentes em lista de espera. Desta forma, a SPT considera que é preciso continuar a apostar em campanhas de sensibilização, de forma a sensibilizar potencias dadores e profissionais de saúde.

A criação do Dia Nacional do Transplante, continua a ser um dos principais objetivos da SPT. Para Susana Sampaio, esta “é uma forma de homenagear, em primeiro lugar, todos os dadores, os recetores, assim como todos os profissionais envolvidos nesta área”.

Note-se que o número de transplantes, em Portugal, aumentou no último ano. Contudo, não conseguiu atingir os recordes de 2009 e 2010.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

Has no content to show!