Jornal Médico Grande Público

Brasil: Confirmados 744 casos de sarampo
DATA
19/07/2018 11:49:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Brasil: Confirmados 744 casos de sarampo

O Ministério da Saúde do Brasil informou que pelo menos 744 pessoas foram infetadas com sarampo, num surto decorrente de casos importados da Venezuela.

De acordo com este Ministério, a maioria dos casos foram detetados nos estados de Roraima e no Amazonas, próximos da fronteira com a Venezuela, onde o sarampo tem vindo a alastrar-se.

“Os surtos estão relacionados com a importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”, adiantou um boletim divulgado pelo Ministério de Saúde brasileiro.

Até 17 de julho, o estado de Roraima confirmou 216 casos de sarampo, sendo que 160 continuam em investigação. Foram, ainda, confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, dos quais 2.529 permanecem em investigação.

Já nos estados de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia foram identificados apenas casos isolados.

O total de infeções inclui, também, 67 indígenas venezuelanos e brasileiros.

O Governo brasileiro está a reforçar os esforços de vacinação e , entre 6 e 31 de agosto, vai avançar com uma ampla campanha de vacinação para tentar travar o avanço da doença.

"A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral)", concluiu o Ministério da Saúde brasileiro.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

4