Jornal Médico Grande Público

Ilha de Santa Maria pede melhores cuidados de saúde
DATA
23/07/2018 12:13:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ilha de Santa Maria pede melhores cuidados de saúde

O Conselho da Ilha de Santa Maria (CISM) pede ao Governo dos Açores melhores cuidados de saúde e acessibilidades.

Segundo o presidente do CISM, Daniel Gonçalves, é imperativo que as acessibilidades à ilha sejam revistas, afirmando ter “muita dificuldade em entender como a frequência das viagens, a quantidade de lugares disponíveis, o custo das viagens e mesmo a organização dos horários continuam a prejudicar quem se quer deslocar para a Ilha de Santa Maria ou sair da ilha”.

Daniel Gonçalves considera que é preciso avaliar “o aproveitamento que se possa fazer dos reencaminhamentos e dos benefícios que possam resultar da liberalização do espaço aéreo, e ver benefícios concretos de as pessoas não irem apenas para São Miguel ou para a Terceira, mas chegarem às ilhas mais pequenas”.

Por sua vez, a questão da acessibilidade afeta os cuidados de saúde, uma vez que não há consultas de especialidade na ilha e, no inverno, é frequente que um paciente tenha de se ausentar da ilha durante três dias para ir a uma consulta, devido à falta de voos.

No entanto, o maior problema da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria é a falta de recursos humanos, não só no que toca a médicos de especialidade, mas também a médicos de família e enfermeiros.

Note-se que o Governo Regional vai realizar uma visita oficial entre terça-feira e quarta-feira, ao abrigo do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

1
6
1