Jornal Médico Grande Público

Torres Vedras: Câmara aprova ampliação do serviço de Urgência
DATA
24/07/2018 16:24:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Torres Vedras: Câmara aprova ampliação do serviço de Urgência

A Câmara Municipal (CM) de Torres Vedras aprovou, hoje, o projeto de ampliação do serviço de Urgência do hospital.

“Houve necessidade de realocar o atual refeitório num novo edifício, de acordo com o projeto que o executivo hoje apreciou, emitindo um parecer favorável”, disse o presidente da autarquia, Carlos Bernardes.

Em declarações à agência Lusa, o autarca acrescentou que a aprovação deste projeto “permitirá ao Estado avançar com a candidatura a fundos comunitários do programa Portugal 2020”, a qual “terá que ser submetida até ao último dia do mês”.

A intenção de ampliar o serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras foi anunciada, em meados de 2017, pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, após uma reunião com o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e com os autarcas dos respetivos concelhos de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.

A presidente do CA do CHO, Ana Paula Harfouche, mostrou-se satisfeita com este investimento, mas não especificou o valor da obra, tendo apenas adiantado que a remodelação será “muito similar à do serviço das Caldas da Rainha”, cujo orçamento foi de 1,7 milhões de euros.

Note-se que a remodelação e ampliação do serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha contempla a criação de uma segunda sala de observação (SO), com capacidade para 20 camas, bem como a criação de um espaço complementar para 12 cadeirões.

A intervenção incide, ainda, na Urgência Pediátrica, onde a atual SO será ampliada de 27 para 76 metros quadrados, passando a dispor de seis camas. Esta unidade hospitalar irá passar a contar com uma sala de espera exclusiva, assim como de um balcão de admissão destinado unicamente aos doentes até aos 18 anos.

Com esta alteração a SO dos adultos será também aumentada, passando de 52 para 93 metros quadrados.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

6