Jornal Médico Grande Público

Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova realizou 328 rastreios
DATA
06/09/2018 17:13:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova realizou 328 rastreios

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 328 rastreios nas praias fluviais do concelho durante os meses de julho e de agosto.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia refere que “dos 328 atendimentos realizados na Aldeia Ruiva, Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia e Malhadal, 97 foram feitos a pessoas residentes fora do concelho”, mas que se encontravam de férias nas praias fluviais e zonas de lazer.

Este foi o terceiro ano consecutivo que a UMS visitou as praias fluviais e zonas de lazer do concelho de Proença-a-Nova, sendo que o número de rastreios foi superior ao registado em 2016 e 2017.

A iniciativa, inserida no programa “Proença Anima o teu Verão”, sensibilizou os veraneantes para a exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares e atividade física, além dos habituais rastreios de diagnóstico.

"Entre os principais problemas de saúde encontrados, estão a ingestão insuficiente de água em 193 dos casos e a falta atividade física em 170 do total dos atendimentos", lê-se na nota.

Os rastreios incidiram sobretudo em pessoas com idade superior a 50 anos, com o público feminino a representar 58% do total.

Foram realizados rastreios à tensão arterial, pulsação e concentração de oxigénio no sangue, glicemia, colesterol e controlo de temperatura. A avaliação de bioimpedância, foi um dos testes mais procurados.

 

news events box

Mais lidas