Jornal Médico Grande Público

OM apela ao Governo para reforço orçamental da RNCCI
DATA
11/09/2018 15:09:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



OM apela ao Governo para reforço orçamental da RNCCI

A Ordem dos Médicos (OM) alerta o Governo para a necessidade de uma boa articulação entre as unidades de cuidados paliativos e continuados e apela ao Governo para um reforço orçamental nesta área no próximo Orçamento de Estado.

 

Em comunicado enviado ao nosso jornal, a OM apela, pela voz de Miguel Guimarães, para a “necessidade de reforço orçamental da RNCCI e de uma gestão mais eficaz da articulação entre cuidados paliativos e cuidados continuados”.

“Nestas fases de fim de vida, de doenças crónicas incuráveis e de vulnerabilidade clínica e social, é essencial que os doentes possam contar com total apoio do Estado”, salientou o bastonário.

Esta tomada de posição da OM surge após a Comissão Nacional de Coordenação da RNCCI vir esclarecido que a nova portaria – (Nº 249/2018) sobre as condições de instalação e funcionamento da RNCCI – “não veio impedir nem alterar a admissão de doentes seguidos pelas equipas específicas de Cuidados Paliativos na RNCCI, desde que o problema predominante na admissão seja a dependência”.

De acordo com a nota de esclarecimento, esta portaria “reforça os procedimentos seguidos pelas unidades e equipas da RNCCI na sua articulação com a Rede Nacional de Cuidados Paliativos”, uma articulação que Miguel Guimarães defende que deve ser clara, eficaz e justa para todos os cidadãos.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas