Jornal Médico Grande Público

Ébola: Número de mortes na RDCongo sobe para 92
DATA
14/09/2018 16:15:51
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ébola: Número de mortes na RDCongo sobe para 92

O número de mortes por Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) subiu para 92, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que registou 137 casos de contágio.

A confirmação da primeira morte por Ébola numa grande cidade, Butembo, no nordeste do país, alarmou as autoridades, que relataram à OMS três mortes e seis casos de contágio nesta zona urbana.

Na sequência desta situação, a UNICEF anunciou a abertura de um centro de atendimento especializado no Ébola em Butembo, com um milhão de habitantes e grande atividade comercial, algo que pode catalisar a propagação do vírus.

A OMS considera que se faz um “bom progresso” na contenção da doença, mas que existem riscos associados à resistência da população em seguir as indicações das autoridades de saúde.

O porta-voz da OMS em Genebra, Tarij Jasaveric, salientou que desde o início deste surto foram vacinadas 8.900 pessoas, entre as quais mais de duas mil crianças.

As autoridades seguem de perto os familiares de doentes, com o objetivo de travar a propagação do vírus. Cerca de 1.700 pessoas estão sob vigilância diária para a deteção de sintomas precoces da febre hemorrágica do Ébola, após terem estado em contacto com contaminados.

Tarij Jasaveric indicou, ainda, que foram reportados casos em zonas de conflito e de acesso limitado. Para trabalhar nestas áreas, os especialistas têm tido o apoio das forças de paz das Nações Unidas, que permitiu aceder a todos os locais pretendidos, ainda que com alguma demora.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas