Jornal Médico Grande Público

Bastonário: Se SNS não for sustentável democracia também não será
DATA
17/09/2018 16:32:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Bastonário: Se SNS não for sustentável democracia também não será

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, disse que “no dia em que o Serviço Nacional de Saúde não for sustentável, esse será o dia em que a democracia também não será sustentável”.

As declarações surgiram na Secção Regional do Centro da OM, em Coimbra, durante uma sessão comemorativa do 39.º aniversário do SNS e de homenagem ao impulsionador deste serviço, António Arnaut.

Miguel Guimarães garantiu que a OM irá continuar o legado de António Arnaut, defendendo “as três características essenciais do SNS: equidade no acesso, solidariedade (garantindo com o pagamento dos nossos impostos que quem ganha menos paga menos, mas que, na altura em que precisamos, os cuidados de saúde, estão disponíveis para todos de igual forma) e o respeito pela dignidade humana, dos doentes, mas também dos profissionais”.

A comemoração do aniversário do SNS prosseguiu com a “rega da oliveira”, no Parque Verde do Mondego. Trata-se de um gesto simbólico que, desde 2009, assinala o aniversário do SNS.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas