Jornal Médico Grande Público

Autorizado concurso para projeto do Centro Pediátrico do S. João
DATA
20/09/2018 11:07:05
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Autorizado concurso para projeto do Centro Pediátrico do S. João

O Governo autorizou a administração do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, a lançar o concurso para a conceção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico.

A autorização foi concedida através de despacho assinado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, publicado no Diário da República.

O projeto é justificado tendo em conta que o Centro Pediátrico “ainda apresenta algumas limitações arquitetónicas”, apesar da remodelação já realizada em 2018, que significou a assunção de compromissos superiores a dez milhões de euros.

Estas limitações, admite-se no texto do despacho, “levam à dispersão dos serviços e à utilização de estruturas provisórias, reduzindo as condições assistenciais e acarretando elevados custos de manutenção”.

Recorde-se que há dez que o S. João tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores. O projeto, denominado “Joãozinho”, está orçado em cerca de 22 milhões de euros. O CHSJ tem cerca de 19 milhões de euros depositados numa conta, mas falta luz verde das Finanças para que os possa utilizar.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas