Jornal Médico Grande Público

Fundação Grünenthal distingue trabalhos nacionais na área da dor
DATA
11/10/2018 12:06:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Fundação Grünenthal distingue trabalhos nacionais na área da dor

A Fundação Grünenthal acaba de atribuir o Prémio Grünenthal Dor 2017, no valor de 15 mil euros, a duas equipas de investigadores na área da dor, com trabalhos de investigação básica e investigação clínica.

Na categoria de investigação básica, o prémio foi entregue a Margarida Martins Oliveira e Isaura Tavares, investigadoras do Departamento de Biomedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e a Peter Goadsby, Simon Akerman, Philip R. Holland e Jan R. Hoffmann, investigadores da University of California San Francisco, USA e do King’s College London, UK.

O trabalho, denominado “Binómio enxaqueca-apetite: investigação dos mecanismos neurobiológicos em modelo experimental de enxaqueca”, teve por objetivo perceber melhor a origem da enxaqueca de forma a desenvolver estratégias terapêuticas mais específicas e eficazes.

Já na categoria de investigação clínica, o trabalho vencedor teve como objetivo comparar, de uma forma duplamente cega e randomizada, a injeção trigonal de toxina botulínica tipo A (OnaBotA) com placebo. Trata-se do primeiro estudo mundial randomizado com OnabotA vs. Placebo, representando uma alternativa terapêutica viável, eficaz e segura no tratamento da síndrome doloroso vesical/cistite intersticial (BPS/IC). Fazem parte da equipa vencedora os investigadores Rui Almeida Pinto, Daniel Costa, Afonso Morgado, Pedro Pereira, Ana Charrua, João Silva, Francisco Cruz, investigadores do Centro Hospitalar de São João, no Porto.

O prémio anual, criado pela Fundação Grünenthal, visa galardoar trabalhos em Língua Portuguesa ou Inglesa, da autoria de médicos ou outros profissionais de saúde, sobre temas de investigação básica ou clínica relacionados com a dor e que tenham sido realizados em Portugal.

Os vencedores do Prémio Grünenthal apresentam, hoje, os trabalhos de investigação, no Colóquio Fundação Grünenthal, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

Has no content to show!