Jornal Médico Grande Público

Osteoporose: SPR cria Grupo de Centros de Ligação para Fraturas
DATA
19/10/2018 15:03:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Osteoporose: SPR cria Grupo de Centros de Ligação para Fraturas

No âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, que se assinala já amanhã, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) anuncia a criação do Grupo de Centro de Ligação para Fraturas.

Criado pelo Grupo de Estudo de Doenças Ósseas Metabólicas (GEODOM) da SPR, o grupo arranca hoje, em 15 centros de Reumatologia de norte a sul do país, tendo por objetivo colmatar o precário diagnóstico da osteoporose e atingir uma referenciação mais célere e eficaz dos doentes.

Estes centros estabelecem protocolos com os serviços de Ortopedia, nomeadamente através dos serviços de internamento e de urgência dos hospitais, mas também através da Medicina Geral e Familiar, com “via verde” aberta para os mesmos. Numa segunda fase, os doentes são seguidos nas unidades específicas de fratura e posteriormente orientados de acordo com as respetivas necessidades.

Desta forma, a SPR pretende adotar protocolos de monitorização de doentes com informação comum entre várias unidades de referência de Reumatologia, o que irá permitir estudar os doentes a longo prazo e obter conclusões nacionais através do Registo Nacional de Doentes Reumáticos.

“O novo Grupo de Centros de Ligação para Fraturas é mais um passo importante na melhoria do acompanhamento que queremos dar ao doente reumático. Isso pela homogeneização de atitudes terapêuticas, melhoria do diagnóstico, referenciação adequada e respetivo encaminhamento que estes centros irão criar”, sublinha a presidente da SPR, Helena Canhão.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas