Jornal Médico Grande Público

Já é conhecido o vencedor do Prémio Nacional de Bioética 2018
DATA
22/10/2018 12:38:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Já é conhecido o vencedor do Prémio Nacional de Bioética 2018

A Associação Portuguesa de Bioética (APB) distinguiu o professor José Carlos Amado Martins com o Prémio Nacional de Bioética 2018. O galardão foi entregue, na passada sexta-feira, durante as comemorações do Dia Mundial da Bioética.

O presidente da APB, Rui Nunes, salientou que esta é "uma homenagem a um homem que tem dedicado parte da sua vida à temática da bioética".

"Na área da enfermagem, o Prof. José Carlos Amado Martins tem desempenhado um papel excecional, tendo lecionado, por exemplo, a disciplina de "A Pessoa em Cuidados Paliativos e Fim de Vida" no curso de Pós-Licenciatura de Especialização e no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra", frisou.

Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, José Martins é mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com dissertação sobre a "Autonomia na doença: estudo das atitudes dos doentes perante os direitos à informação e ao consentimento". É, ainda, doutorado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, com uma dissertação intitulada "O direito do doente à informação: contextos, práticas, satisfação e ganhos em saúde".

O responsável da APB recordou que José Martins desenvolveu um estudo muito interessante sobre a importância da troca de informação entre os profissionais de saúde e o doente oncológico.

"Trata-se de um trabalho que sublinha o quão relevante é os profissionais de Saúde, sobretudo médicos e enfermeiros, serem dotados de ferramentas comunicacionais adequadas para explicar a dimensão da doença", afirmou Rui Nunes.

Note-se que José Martins colabora com a FMUP enquanto professor voluntário no Mestrado em Cuidados Paliativos e no Doutorado em Bioética. O galardoado já participou em cerca de duas dezenas de livros e é autor ou coautor de meia centena de artigos científicos. É orientador de inúmeros projetos de investigação e mestrado e doutoramento nas áreas da ética/bioética, emergência e fim de vida.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas