Jornal Médico Grande Público

UBI estuda causas e tratamentos para tumores da hipófise
DATA
23/10/2018 12:26:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



UBI estuda causas e tratamentos para tumores da hipófise

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver uma investigação sobre as causas e tratamentos dos tumores da hipófise. Este projeto irá envolver vários hospitais do país.

"Melhorar a compreensão das causas dos tumores da hipófise e, dessa forma, alcançar implicações clínicas importantes no tratamento da doença é o objetivo da investigação que está a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), com abrangência nacional. O trabalho decorre no âmbito do Projeto GenoPit - Fatores de risco genético para tumores da hipófise e é coordenado pelo médico e investigador do CICS-UBI Manuel Lemos", refere a UBI em nota de imprensa.

Dado que, em alguns casos, estes tumores ocorrem em pessoas da mesma família, existe a suspeita de poder tratar-se de uma causa genética. É aí que reside um aspeto importante do trabalho prevista para o GenoPit, visto que o projeto irá tentar identificar genes herdados que são responsáveis por estes tumores ou que aumentam significativamente o risco de os desenvolver.

"Os resultados destes estudos poderão ter implicações clínicas importantes, pois a informação genética pode ser útil no diagnóstico, prognóstico, escolha do tratamento, seguimento e aconselhamento genético. Desta forma, o projeto vai ajudar os médicos a tomarem decisões clínicas mais apropriadas para os seus doentes, levando ao desenvolvimento de tratamentos mais eficazes", salienta o coordenador do projeto, Manuel Lemos, citado na nota da UBI.

A UBI destaca, ainda, que a importância da aplicação prática do conhecimento alcançado pelo GenoPit já está a ser "reconhecida pelo interesse despertado junto de um elevado número de hospitais", que serão colaboradores no projeto e que irão referenciar os doentes a integrar nesta investigação.

Este projeto conta com financiamento de 240 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e enquadra-se numa área de investigação do CICS-UBI dedicada às Hormonas e Metabolismo, debruçando-se sobre o efeito que as hormonas têm na saúde humana.

Tendo a duração de três anos, o projeto será desenvolvido nos laboratórios do CICS-UBI, com a participação da investigadora Catarina Gonçalves. Em aberto está a possibilidade de haver oportunidades para a participação de alunos de mestrado ou de doutoramento da UBI.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas