Jornal Médico Grande Público

FNAM denuncia problemas informáticos no SNS
DATA
29/10/2018 09:37:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


FNAM denuncia problemas informáticos no SNS

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considera que, desde o início da informatização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “tem sido constante a incapacidade dos sucessivos governos em informatizar sem perturbar”.

Para a FNAM, os vários programas informáticos utilizados pelos médicos têm impacto negativo na qualidade dos serviços prestados ao doente, na medida em que correspondem “a dezenas de cliques por consulta, a minutos de espera e a um desespero total”.

“Os programas frequentemente vão abaixo, bloqueiam ou simplesmente não funcionam. Uma opção serial usar papel, mas este foi proibido e assim o médico e o utente ficam complemente reféns do sistema”, denuncia a FNAM, numa nota enviada ao nosso jornal.

No texto, a FNAM sublinha que “as aplicações informáticas não podem constituir obstáculos à relação médico-doente, nem podem desviar-se da sua função principal como sistemas de apoio”.

Perante esta situação, a FNAM pede responsabilidades à gestão dos sistemas de informação, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), “pela sua conduta inconsequente” e pede “a rápida intervenção da Ministra da Saúde e a substituição da atual equipa dos SPMS”.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas