Jornal Médico Grande Público

Lisboa recebe debate internacional sobre cuidados de saúde com base em valor
DATA
15/11/2018 10:44:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Lisboa recebe debate internacional sobre cuidados de saúde com base em valor

O Portugal Value Meeting for Health and Care 2018 reúne, no próximo dia 29 de novembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, algumas das personalidades mais notáveis da área da saúde em Portugal e ainda algumas das figuras que mais se destacam a nível internacional neste setor.

Esta iniciativa pretende debater a importância da medição dos resultados em saúde com base no valor criado para o doente e apontar caminhos para a sua ampla implementação em Portugal.

Promovida pela plataforma estratégica NOVAsaúde | Value Improvement in Health and Care, e coorganizado pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, a conferência Portugal Value Meeting for Health and Care 2018 reúne importantes oradores internacionais. Do lado da implementação: Francesca Colombo (OCDE, França), Hartwig Huland (Martini-Klinik, Alemanha), Glyn Jones (NHS Wales, Reino Unido), César Abicalaffe (IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde, Brasil), Santiago Rabanal (Hospital Universitario Cruces, Espanha), Robert McGough (Hill Dickinson, Reino Unido). Do lado da investigação: Jan Hazelzet (Erasmus Medical Center, Países Baixos) e Mark Bowling (NHS Wales, Reino Unido).

Destaque para as presenças da diretora da Divisão de Saúde da OCDE, Francesca Colombo, que virá a Portugal falar da iniciativa PaRIS com dados relatados pelos doentes, e do fundador da Martini-Klinik (Alemanha), Hartwig Huland. A Martini-Klinik foi objeto de um case study da Harvard Business School, sendo um dos case studies sobre value-based health care (VBHC) mais conhecidos em todo o mundo. Marcará também presença no evento o diretor de Finanças e de Compras de NHS Wales, Glyn Jones, que virá a Portugal dizer como um serviço nacional de saúde público tem usado VBHC para fazer compras.

Também estão confirmadas importantes personalidades do setor da saúde em Portugal, entre os quais: Francisco Ramos (secretário de Estado adjunto e da Saúde do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa), Miguel Guimarães (bastonário da Ordem dos Médicos), José Fragata (vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa), João Marques Gomes (chair da NOVAsaúde ǀ Value Improvement in Health and Care), António Oliveira e Silva (presidente do CHU de São João), Isabel Vaz (CEO da Luz Saúde), Rui Santos Ivo (vice-presidente do INFARMED).

Em 2017, a Universidade Nova já tinha dado o primeiro passo para a discussão da importância da implementação do modelo de VBHC no Serviço Nacional de Saúde com a organização da Conferência ICHOM em Portugal. Ao nível internacional, esta foi considerada a primeira conferência regional do International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) e, até agora, foi a conferência regional patrocinada pelo ICHOM que mais pessoas reuniu (cerca de 500 participantes).

Saúde Pública

news events box

Mais lidas